27 de maio de 2010

GARGOUILLAU

Filhota teve que fazer um trabalho sobre as nações e a sala dela pesquisaria culinaria francesa teriam que ter um prato doce e um salgado ... e ela resolveu fazer esse bolo típico do norte da França ... um bolo cujo principal ingrediente é a pera ... Confesso que eu jamais havia pensado em fazer um bolo de peras ... Mais aqui esta o Gargouillau (Bolo de peras)




Ingredientes!

150 gramas de manteiga amolecida


150 gramas de açúcar

1 pitada de sal

casca ralada de meio limão

2 ovos

2 colheres de chá de fermento para bolos

350 gramas de farinha de trigo

6 colheres de sopa de leite

600 gramas de pêras maduras

50 gramas de manteiga gelada em pedacinhos (só usei 25 gramas)

Instruções:

Pré-aqueça o forno a 200ºC(deixei só 180ºC). Unte uma forma redonda de 22 cm e reserve. Numa vasilha à parte, misture a farinha e o fermento e reserve. Descasque as peras(usei 3) e tire os miolos e corte-as em fatias finas. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte os ovos um a um, misturando bem a cada adição. Junte a casca do limão e o sal. Coloque agora metade da farinha e misture bem. Adicione o leite. Misture antes de adicionar o resto da farinha. A massa deve ficar bem dura, mas não tanto, sendo assim, se for o caso, acrescente mais uma ou duas colheres de sopa de leite e misture até formar uma massa homogênea.

Coloque a metade da massa na forma preparada, espalhe uniformemente e coloque uma camade de pêras. Cubra com o restante da massa e arrange o restante das fatias de pêras por cima. Distribua os pedacinhos de manteiga picada nos espaços "vazios". Asse por cerca de 45 minutos, até que fique dourado. Bom apetite!

Fonte : Um site sobre culinária francesa ..

4 comentários:

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Oie!!Andrea.
Também tenho uma filha e ano passado teve uma Feira de Ciências em que tivemos que preparar pratos,sei bem como é isso.A torta ficou bem bonita!!Teve ter ficado deliciosa também...
Bjinhos.

Aloana disse...

Esse bolo ta com uma cara ótima!!!

Unknown disse...

Amiga!!! Fala baixo heim? Aff seu blog ta lindooo e nao cehga aos pes do meu coitadinho parabens amei ameiii
BJUSSS
Marta

Vicentina disse...

Olá Andrea, descobri seu blog por intermédio do Almanaque Culinário e visitando gostei muito.
Jà vou te seguir.
Bjs